8 de maio de 2014

Review: SSD Samsung 840 EVO com 1TB.

O site CDRLabs.com publicou nesta semana um review do SSD Samsung 840 EVO com 1TB de capacidade para armazenamento (modelo MZ-MTE1T0). O drive é baseado no formato mSATA.

mSATA ou mini-SATA é um tipo de conector menor e mais fino usado em SSDs para portáteis ultrafinos como tablets e ultrabooks. Sua aparência lembra um pouco a do PCI Express Mini Card.

O conector mSATA foi anunciado oficialmente pela Serial ATA International Organization em setembro de 2009.


SSD Samsung 840 EVO é baseado no formato mSATA


Review: SSD Samsung 840 EVO com 1TB

Além da alta capacidade de armazenamento, o modelo MZ-MTE1T0 do SSD Samsung 840 EVO possui interface SATA 6.0Gbps, utiliza a controladora Samsung MEX S4LN045X01-8030, possui cache com 1GB de memória SDRAM LPDDR2 e utiliza chips de memória NAND flash da Samsung produzidos com o processo de 19nm.

As velocidades de leitura e gravação do SSD Samsung 840 EVO com 1TB podem chegar a 540MB/s e 520MB/s, respectivamente. Além disso, o drive inclui suporte para as tecnologias TurboWrite e RAPID, suporte para criptografia AES 256 bits e suporte para o comando TRIM.

O desempenho do drive nos modos padrão e RAPID (Real-time Accelerated Processing of I/O Data) foi testado em aplicações como CrystalDiskMark, HD Tach RW, ATTO Disk Benchmark e outros. O modo RAPID pode ser habilitado com o software Samsung Magician, que vem incluso no pacote:



Confira o review completo do SSD Samsung 840 EVO com 1TB clicando aqui.

Desempenho no CrystalDiskMark:



Desempenho no CrystalDiskMark (modo RAPID):




Desempenho no HD Tach RW:



Desempenho no HD Tach RW (modo RAPID):



Desempenho no ATTO Disk Benchmark:



Desempenho no ATTO Disk Benchmark (modo RAPID):



O que é um SSD?

SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo para armazenamento não volátil de dados sem partes móveis.

Eles são diferentes, mais duráveis e bem mais rápidos do que os discos rígidos comuns. Em certos computadores/notebooks/ultrabooks com discos rígidos convencionais, SSDs com baixa capacidade de armazenamento são usados como uma espécie de cache para acelerar a inicialização do sistema operacional e dos aplicativos instalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário