11 de novembro de 2013

Windows 1.0 completa 30 anos .

Anunciado pela Microsoft no dia 10 de novembro de 1983, o Windows 1.0 completa 30 anos neste mês. O sistema operacional foi lançado oficialmente dois anos depois, em 20 de novembro de 1985.


Windows 1.0 completa 30 anos

Ao contrário do que muitos pensam, o Windows 1.0 era apenas um ambiente gráfico 16 bits rodando em cima do DOS e não um sistema operacional completo como as versões 3.x e superiores.

Com ele, ao invés de ter que digitar os comandos no prompt do MS-DOS, o usuário só precisava apontar e clicar com o mouse nos itens na tela, um avanço e tanto para a época.

A primeira versão do Windows nasceu de um projeto chamado ‘Interface Manager’, que foi apresentado em 1983. Com o tempo, o projeto evoluiu e foi rebatizado como Microsoft Windows.

Para usar o Windows 1.0, era preciso ter pelo menos 256 KB de memória RAM (para execução de mais de um programa), uma placa de vídeo compatível e disco rígido (ou dois drives de disquete).

A primeira versão do Windows trazia aplicativos como uma calculadora, um bloco de notas, uma versão bem primitiva do Paint, relógio, Painel de Controle e jogos como o Reversi.

A versão 1.0 era bem limitada e não era possível sobrepor as janelas abertas, o que só foi acontecer a partir da versão 2.0. Por causa desta e de outras limitações, o Windows 1.0 viu sua fatia de mercado crescer bem lentamente.

Apesar do começo difícil, hoje o Windows domina o mercado de sistemas operacionais para computadores pessoais e possui uma fatia de mercado superior a 90%.

Confira abaixo algumas imagens do Windows 1.0:




















Fonte: Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário