19 de outubro de 2013

Vírus se disfarça de app para Facebook e rouba informações.

Um vírus que se disfarça como app para Facebook para roubar informações dos usuários foi descoberto pela empresa de segurança digital Symantec, que divulgou detalhes sobre ele em seu blog. De acordo com a publicação, o falso aplicativo promete ao internauta dizer que visualizou seu perfil na rede social.



O malware tem como objetivo instalar um programa contaminado no dispositivo do usuário. Uma das formas de atrair o internauta é por meio de uma tela similar à página inicial do Facebook, onde o vírus pede para que o usuário faça login com os mesmos dados da rede social. Após isso, ele pede para que ele baixe e instale um programa.

O pedido de download também é feito diretamente por uma página do aplicativo. Das duas formas o usuário é induzido a instalar o mesmo software. Caso o usuário caia na isca, dois arquivos infectados são adicionados à chave de execução de registro do computador, sendo executados toda vez que a máquina é iniciada.

Assim o vírus cria um keylogger, copiando toda informação digitada pela vítima e as enviando para o endereço de e-mail responsável pelo aplicativo. No entanto, o e-mail detectado está inativo há três meses, segundo a Symantec, por isso alguns usuários podem ainda não terem sido prejudicados. Além disso, a inatividade impediu a identificação e a localização do hacker responsável.
Facebook já foi usado como arma de hackers

Essa não é a primeira vez que o Facebook é utilizado para fins maléficos. No fim do mês de agosto pesquisadores de segurança italianos descobriram um malware que ataca usuários do navegador Google Chrome por meio do Facebook. De acordo com eles, o vírus se disfarça como um vídeo na rede social. Estima-se que a praga tenha atingido 800 mil usuários até a época da descoberta.

Fonte: Symantec

Nenhum comentário:

Postar um comentário