30 de setembro de 2013

Região Norte é a que mais cresce em acessos à internet no Brasil.

Os estados da região Norte do Brasil apresentaram o maior crescimento em relação a quantidade de acessos à internet feitos dentro do território nacional. As informações são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (27), como informou a Agência Brasil. Os sete estados que compõe a região, juntos, tiveram um aumento de 12,7% de internautas no ano de 2012 em relação a 2011, totalizando 5,3 milhões de pessoas.

Sudeste responde por quase 60% dos acessos à internet no país

O segundo lugar no quesito crescimento ficou a cargo do Nordeste, que no mesmo período viu sua atividade na rede mundial de computadores crescer 8,4%, atingindo número de 16,7 mi de internautas. Em seguida aparecem os três estados do Sul do país, que obtiveram alta de 6,6%, chegando a 12,9 mi. Por fim vem o Sudeste, com números 5,9% maiores, alcançando a marca de 41 mi de internautas, e o Centro-Oeste, que cresceu apenas 4,6%, fechando 2012 com 6,8 mi de pessoas na rede.

Reorganizando o ranking pelo número total de usuários, o líder é o Sudeste, que detém uma fatia de 57% dos internautas brasileiros. Na sequência aparecem Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Nacionalmente o crescimento na quantidade de internautas foi de 6,8%, com isso o acesso à web no Brasil saltou de 77,7 mi para 83 mi, que representa 49,2% da população nacional atual com dez anos de idade ou mais – faixa etária que respondeu a pesquisa. Os dados ainda revelaram que a quantidade de internautas cresceu em todas as faixas de idade.

Telefonia móvel supera fixa

O levantamento também revelou dados referentes a quantidade de telefones móveis e fixos existentes no Brasil. Pela primeira vez os aparelhos móveis – o que inclui smartphones e ‘feature phones’ – superaram os fixos. Segundo os estudos, 51,3% das casas brasileiras têm apenas esse tipo de telefone – 32,2 milhões de lares. A alta dos serviços móveis fez com que a telefonia chegasse a 91,2% dos domicílios no país em 2012 – 57,3 mi de casas –, ante 89,8% em 2011.

Fonte: Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário