E-mail criptografado dos Correios: ‘Mensageira Digital’ usará software livre
Mazoni ainda afirmou que caberá ao Ministério das Comunicações organizar a infraestrutura para poder oferecer o e-mail a toda população. Essa informação vai de encontro com as anteriores, que diziam que os Correios fariam uma versão paga da ‘Mensageira Digital’, que teria a certificação digital como proteção extra o que ocorreria pelo alto custo dela. Esse discurso se fortaleceu pelo fato do Ministro Paulo Bernardo ter revelado que o projeto era voltado ao ramo corporativo, mas foi ampliado após os escândalos de espionagem envolvendo Brasil e EUA.
O Presidente da Serpro ainda declarou que atualmente nada na web é 100% seguro, mas o e-mail que vem sendo desenvolvido está um passo a frente. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, explicou ele. Mazoni ainda comparou a ‘Mensageira Digital’ com o ‘Expresso Livre’, sistema de e-mail que é oferecido pela estatal a empresas.
E-mail dos Correios estava previsto para 2014
O destaque que os escândalos de espionagem ganharam devem ter acelerado o processo de desenvolvimento do sistema de e-mail criptografado que vai ser oferecido pelos Correios. Isso porque no início do mês, quando ele foi anunciado, a previsão era para que ficasse pronto no primeiro semestre de 2014. Na época também foi divulgado que o desenvolvimento da ‘Mensageira Digital’ começou em 2012, um ano após a estatal obter autorização para atuar na área eletrônica – como já acontece em países como França, Portugal, Espanha e Suíça.
Fonte: Baboo
Nenhum comentário:
Postar um comentário